Contratar um seguro residencial garante segurança à pessoa em diversas situações, como roubo, incêndio e vendaval, por exemplo. No entanto, se o consumidor mora em um conjunto habitacional no qual seja cobrada a taxa de condomínio, deve levar em consideração alguns pontos antes de fechar o negócio.
Segundo o diretor de ramos elementares e transportes da Porto Seguro, Adilson Neri Pereira, a apólice que garante cobertura à condomínios residenciais é de contratação obrigatória desde 1964. “O síndico pode ser responsabilizado civilmente se não o fizer”, explicou.
Dentro da taxa
Portanto, o seguro é cobrado dentro do valor da taxa paga à administração, garantindo algumas seguranças ao imóvel nos casos de fenômenos naturais, como vendaval, incêndio e outros estragos que atinjam a estrutura da edificação.
Em alguns casos, a apólice ainda garante a cobertura de responsabilidade civil garagista aos veículos estacionados nos condomínios, e também à própria administração. “Por exemplo, alguma pessoa está andando na rua e cai alguma coisa do condomínio e a machuca: esse tipo de indenização estará coberto”, exemplificou.
Segundo Pereira, para cada morador o valor da apólice pode girar em torno de R$ 12,5 anuais. “É bem barato porque divide entre todos”, explicou.
Quando vale?
Dessa maneira, fica a pergunta: quando vale contratar ambas as apólices, a de condomínio e a residencial?
De uma maneira geral, quando a cobertura condominal se refere apenas à parte externa do conjunto habitacional, é importante contratar uma apólice para garantir proteção aos bens que ficam dentro da casa. Por exemplo: danos em eletrodomésticos em caso de descarga elétrica, ou de roubo.
Dessa maneira, a parte externa fica protegida pelo seguro coletivo e a interna, por uma própria.
Produtos diferenciados
Contudo, afirmou Pereira, com o passar dos anos e com um aumento na exigência dos consumidores, as empresas passaram a oferecer produtos diferenciados, que garantem vantagens a seus clientes.
A Porto Seguro, por exemplo, dá desconto de 30% na contratação de apólice residencial para aqueles condomínios já segurados pela empresa.
Também são colocados à disposição funcionários substitutos, chaveiros, serviços nas áreas comuns, desentupimento e serviços de eletricidade, reparos em portões elétricos, em centrais telefônicas, limpeza de caixa d’água, recarga de extintores.
Já a Marítima Seguros oferece o seguro condomínio convencional, com proteção de roubo e incêndio, e um outro que garante cobertura ao conteúdo da casa dos condôminos.
De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, são diferentes tipos de cobertura, que podem ser contratadas de forma consolidada em uma única apólice.
Fonte: InfoMoney 27/02/2007